quinta-feira, junho 01, 2006

Copa do Mundo


Estamos quase lá.
Faltam apenas alguns dias.
Estou ansiosa, quero ver a seleção em campo, ver o coração da nação vibrando, todos juntos. Caras pintadas, bandeiras nas sacadas, ruas enfeitadas, as nossas cores estampadas.
Tudo bem, podem dizer que futebol é o circo, o ópio do povo. Que seja.
O que não podem negar é o fascínio que a seleção brasileira em campo em plena copa do mundo é capaz de gerar em nós brasileiros. Da mais tenra a mais avançada idade, dos mais cultos aos mais simples, dos célebres aos humildes. É capaz de nos fazer um: brasileiros.
Não sou do tipo fanática por futebol, aliás, acho um absurdo se trocar tanta coisa boa na vida, por uma “pelada”, ou simplesmente para ver o “seu time” em uma final de campeonato.
Mas, talvez entenda esse sentimento em um momento como esse que estamos prestes a viver, ainda que há milhares de quilômetros.
Não sei se você já entrou em um estádio de futebol lotado, a torcida em peso gritando, vibrando, se debulhando em lágrimas, sorrisos, gritos, brados. Todos em uma só voz, unidos sem mesmo se conhecerem.
Uma vez tive a oportunidade de presenciar um acontecimento assim em um jogo importante do time do meu pai. Fiquei encantada com aquelas milhares de vozes cantando como em um lindo coral. O sonho de ver o Brasil jogando em uma copa do mundo brotou em meu coração.
É quase que mágico ver brasileiros em um local tão distante e se sentirem tão próximos, tão unidos. Por isso o futebol é um dos poucos esportes que me contagia.
A vontade de colocar os jogadores em frente ao gol e fazer com que aquela bola alcance a rede é tão grande que não conseguimos ficar sentados nas cadeiras, nos levantamos, brigamos com eles, damos dicas, imaginando que talvez possam ouvir, temos “amuletos”, fechamos os olhos, gritamos que é GOLLLL, nosso coração dispara, nossos olhos brilham, uma lágrima brota, o abraço se faz, a emoção transborda.
Oramos desesperadamente para que o adversário não se aproxime de nós, e os que eram incrédulos se tornam fervorosos na fé.
O time brasileiro em campo é muito mais do que onze jogadores disputando uma bola, essa seria a mais fria das leituras. Na verdade, são os milhões de brasileiros mostrando ao mundo inteiro as cores que correm dentro de si: sim, somos verde e amarelo. Canarinho.
Somos festa, somos riso, somos a jinga, somos o grito vindo das entranhas do nosso ser, somos o calor humano que sobressai o cutâneo. Somos gente, somos solidariedade e isso todos podem ver.
Talvez seja por isso que a Nação pare nos 90 minutos de jogo. Empresas, escolas, comércio, repartições públicas, enfim, todos querem ver o Brasil na telinha, querem ver a nossa arte, querem ver que além do esporte, muito além, transmitimos a alegria de ser brasileiro. Apesar de toda injustiça, de toda corrupção, de toda mentira que agride a nossa nação, apesar da nossa política suja, das mazelas sociais, apesar de tudo isso, somos um povo feliz, e que se sente orgulhoso por isso. E talvez também seja por isso que atraímos as pessoas para que também conheçam além do futebol.
Isso não é tudo, mas como fico feliz de ver todos aqui e lá fora se sentirem assim tão unidos. Enlaçados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu amor, q texto mais emocionante!!! Até senti como se estivesse vivendo em plena copa do mundo....quase gritei goooooollllll, mas fiquei encantado ainda mais com a sua capacidade de escrever coisas simples q mexem com a emoção...claro q eu nao troco uma pelada por qualquer coisa, mas o melhor de tudo é o seu apoio pra eu jogar futebol....rs. Te amo

Thaíse Lima disse...

Então vc se emocionou?! Que bom meu amor, pq ao escrever também me sneti assim...sabe, como qndo a gente canta com a alma...hehehe...é, te dou todo aopio...rsrs
Te amoooo!!!!

Anônimo disse...

Comentei lá no irmaos.com.